ZBRUSH 2018! CONFIRA OS NOVOS RECURSOS ADICIONADOS
top of page
  • Foto do escritorPoncell

ZBrush 2018 Novidades

Nova atualização gratuita!


E aí, tudo bem com você? Aqui quem escreve é Diego Poncell para falar um pouquinho sobre a nova versão do "ZBrush"!

Primeiramente é uma grande alegria escrever um novo post aqui no blog falando sobre o novo "ZBrush 2018"! Ele foi lançado no dia 28/03/2018 como um "upgrade" gratuito para todos os membros registrados, (que possuem o "ZBrush" original). É isso aí, mais uma atualização gratuita! :)

Nessa versão a "Pixologic" mudou o sistema de "upgrade", que agora é por "Pixologic ID". O que nada mais é do que ter que logar na área do site da "Pixologic" chamada "My Licenses" e seguir as instruções. Dessa maneira ficou muito mais rápido e prático de atualizar.

Tivemos também uma mudança na nomenclatura. Agora o "ZBrush" terá o ano de lançamento da versão em seu nome, ou seja, o "ZBrush 5" virou lenda de vez! rs É impressionante como apenas a mudança de um nome pode mexer com o nosso "pixologic". hehe

O lado bom disso é que me da a impressão de que teremos pelo menos uma nova versão do "ZBrush" por ano. Não tenho certeza sobre isso, mas espero que sim. Se no mesmo ano tiver mais de uma nova versão, ela passará a ter um número de identificação, por exemplo: Se tivermos um novo "update" ainda este ano ele ficaria como "ZBrush 2018.1", ou algo parecido. De acordo com os desenvolvedores os usuários estavam tendo muita confusão em relação a versão que possem, por exemplo: "Meu ZBrush é o ZBrush 4R ou ZBrush 8". Como consequência estava aumentando muito o número de mensagens desse tipo recebidas por eles. Para simplificar decidiram mudar a nomenclatura de vez!

Então, para nós que aguardávamos ansiosamente o "ZBrush 5" tivemos um salto para o "ZBrush 2018", (2013 versões a mais heheh) brincadeiras a parte, na verdade independente do nome, o mais importante são os novos recursos, não é mesmo? Então bora ver as principais novidades... :D


 

Sculptris Pro

sculptris pro

Como o nome já diz, esse recurso é basicamente a implementação da tecnologia do software "Sculptris" lançado em 2010, que chamou a atenção de toda a comunidade pelo seu sistema automático de atualização de malha em tempo real. O "Pro" é para "nos falar" que o sistema criado no "ZBrush" é uma versão muito mais avançada do que a do seu irmão mais novo e gratuito, ("Sculptris").

Logo após a "Pixologic" comprar o "Sculptris" eles lançaram o "Dynamesh", que também é um sistema de atualização de malha de acordo com as alterações na forma, porém com grandes diferenças do sistema do "Sculptris". No "Dynamesh" a atualização da malha não é automática e em tempo real. Toda vez que necessitamos de maior densidade poligonal no modelo, temos que segurar a tecla "CTRL" clicar e arrastar no "canvas" para só após o comando obtermos a atualização da malha. Outra grande diferença é que no "Dynamesh" a malha é reconstruída com uma densidade distribuída uniformemente, baseada na resolução que está definida nas suas configurações.

Portanto, apesar do "Dynamesh" ser um recurso fantástico que foi adicionado ao "ZBrush", ele nunca foi um substituto do sistema do "Sculptris". Agora com o "Sculptris Pro" no "ZBrush", nós não precisamos atualizar a malha manualmente, ela automaticamente criará os polígonos necessários para ter a densidade poligonal suficiente para criar a forma desejada. Ufa... Quase perdi o folego aqui! hehe Mas calma, resumindo: Agora é só esculpir! ;)

Apesar de toda essa praticidade, como de costume no "ZBrush", teremos várias formas de controlar a densidade poligonal em várias áreas da malha, afim de gerenciar a quantidade de polígonos do modelo para que ele não fique extremamente pesado ou extremamente leve ao ponto de ficar muito "lowpoly" em algumas áreas. Uma dessas formas é através do próprio "Draw Size", que por padrão, quanto menor for, maior densidade poligonal ele criará na área aplicada e quanto maior for menor densidade ele criará. Isso é muito funcional, pois criará maior densidade apenas em áreas de maior detalhamento, mantendo assim um ótimo equilíbrio entre leveza do modelo e qualidade dos detalhes!

Resumindo, finalmente temos um recurso revolucionário de um pequeno software, ("Sculptris") em um grande software, ("ZBrush"). O que permitirá uma gigantesca quantidade de novas formas de se esculpir que não eram possíveis apenas no "Sculptris".


 

Deformers

project primitives

O excelente sistema de deformadores inclusos no "Gizmo 3D" adicionado na versão anterior foi ampliado de 8 para 27 deformadores, o que já é um grande "upgrade"! Como se não bastasse, um dos deformadores adicionados, chamado de "Project Primitive" além de deformador é também uma ferramenta completa de criação e modificação de malha! Isso mesmo, um dos 27 deformadores do recente "Gizmo 3D" é uma nova ferramenta completa do "ZBrush"! Em termos de comparação, (dada as devidas proporções) é como o "ZModeler" que é "apenas mais um brush" mas que funciona como um módulo completo e avançado de edição poligonal.

Com o "Project Primitives" podemos criar vários tipos de primitivas, além de alterar e combinar suas formas umas com as outras, resultando em uma variedade enorme de formas distintas. Isso tudo apenas clicando e arrastando alguns cones! Após essa etapa de definição da forma da primitiva, podemos usar todas as funcionalidades do "Gizmo 3D" para posicionar e projetar, tanto positivamente quanto negativamente na nossa malha principal. Além disso, através dos cones, tanto das primitivas quanto da malha base, podemos configurar uma séria de opções de mesclagem de projeção.

Isso tudo com a topologia da malha atualizando em tempo real, ou seja, ela vai se adaptando automaticamente com a forma a ser projetada no nosso modelo, o que permite criar facilmente projeção em cima de projeção sem que a malha fique esticada. Esse é mais um poderoso método de criação e modificação de malha em tempo real que coloca a forma em primeiro lugar e a topologia em segundo plano. Resumindo, mais uma vez o "ZBrush" foca primeiramente na nossa liberdade de criação artística, deixando a parte técnica automatizada como consequência das nossas criações.

 

PolyGroupIt

polygroupit

Para muitos, essa pode não ser uma atualização tão empolgante quanto os novos recursos aí citados, porém é tão importante quanto. Pois não adianta só acrescentar novidades, é preciso melhorar o que já existe e funciona. Como sabemos os "Polygroups" são fundamentais na utilização do "ZBrush", mas sempre foi meio difícil e demorado de cria-los e gerencia-los, principalmente em modelos complexos.

Para resolver isso a "Pixologic" criou o "PolyGroupIt", que é um novo "plugin" que por padrão já vem instalado no "ZBrush", com a função de simplificar e agilizar a criação avançada de "Polygroups". Ele funciona em uma janela separada utilizando a "GPU" possibilitando a visualização em tempo real das alterações que estamos fazendo.

Para criar os "Polygroups" é só clicar em uma área da malha para criar pontos de controle e configurar o tamanho da "influência" de cada ponto através de um "slide". Também é possível gerenciar a área de influência de cada ponto clicando e arrastando para alterar a posição.

Agora também é possível copiar e colar os "Polygroups" em outras áreas dos modelos. Como cada "Polygroup" é controlado por um ponto, podemos modifica-los individualmente mesmo depois de criados. Essa atualização facilitará ainda mais o "workflow" no "ZBrush".

 

Outras Adições e Mudanças

zbrush 2018 news

Como de costume, além dos novos recursos principais, sempre há várias adições e alterações menores, mas muito bem vindas. Da uma conferida aí:

Tessimate: Falando a grosso modo, basicamente ele permite aumentar ou diminuir em tempo real a quantidade de polígonos do modelo, preservando a forma e os detalhes.

New Snake Hook Brushes: Novos brushes que funcionam perfeitamente com o sistema do "Sculptris Pro". Nunca foi tão fácil modelar cactos! rs

Mode To Remember Draw Size: Com essa opção ativada o "ZBrush" lembra o "Draw Size" de cada "brush" individualmente.

Mode To Remember Dynamic Draw Size: De forma similar a opção acima, essa daqui lembra se o "Modo Dynamic" está ativo ou não para cada "brush".

Gizmo Equidistant Multiple Copy: Com essa nova função, nós podemos criar várias cópias do modelo com distancias iguais utilizando o "Gizmo 3D".

Improved Polygroups by Normal: Novo algorítimo que melhora a criação de "Polygroups" através das normais dos modelos, muito útil para modelos "hard surface".

New Curve Stroke Functions: Novas e interessantes funções para a manipulação de curvas no "ZBrush". Destaque para a opção de rotacionar qualquer ponto da curva, facilitando por exemplo tirar um cinto atravessando a barriga saliente de algum personagem.

Saving the Custom Startup Material: Se assim como eu, você não curte muito o material "Red Wax", agora é só apertar um botão para configurar qualquer outro como padrão.

Displacement Maps and HD Geometry: Ótimo novo recurso que gera "displacement maps" com os detalhes criados com o "HD Geometry". Possibilitando aumentar ainda mais a qualidade de detalhes nos mapas para serem usados em outros programas.

Plugins: Agora o "Decimation Master" tem "presets" que simplifica bastante o processo de redução poligonal, bastando apenas clicar em um botão.

Outro "plugin" que teve mudança foi o "3D Print Hub", que agora exporta modelos em grandes escalas, ideal para impressoras 3D de grandes escalas e para usinagem CNC.

New Preferences: Novas alterações de preferências, como escolher a pasta dos "QuickSaves", que é útil quando você quer usar outro HD para isso.

Outra mudança é agora poder definir se aquela linha branca na borda do "canvas", que serve de área segura para navegação, fica visível ou não.

Por fim, agora o "ZBrush" grava automaticamente a linguagem selecionada, sem precisar salvar as configurações.

Bom, no geral é isso aí, em breve pretendo gravar uma vídeo aula explicando cada uma das principais novidades e mudanças. Me fala aí nos comentários se você tem interesse nessa vídeo aula, para eu dar uma agilizada aqui e ela sair o quanto antes.

Valeu demais por me acompanhar até aqui. Caso tenha sido útil para você, peço que dê aquela compartilhada marota, beleza? ;)

Diego Poncell

1.501 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Adjust Last

bottom of page