ZBrush 4R8 – Novos Recursos Anunciados!
top of page
  • Foto do escritorPoncell

ZBrush 4R8 Novidades



Principais novos recursos anunciados do “ZBrush 4R8”!

Veja na imagem abaixo, as principais novas funcionalidades que estarão presentes no “ZBrush 4R8”.

É um resumo do que vem de novo por aí… Quem quiser saber mais, abaixo da imagem tem uma análise sobre cada uma. 😉

Universal Transform Gizmo


Demorou, mas está chegando... Finalmente teremos o bom e velho “Gizmo 3D”, popular em praticamente todos os softwares 3D, vem para acrescentar mais praticidade e precisão na manipulação dos objetos no “ZBrush”.


Apesar do famoso “Transpose” hoje ser muito eficiente na manipulação dos objetos, ainda é uma barreira para os iniciantes. E até mesmo os mais experientes vão gostar de ter a opção mais “tradicional” para escolher. Pois um não substituirá o outro. O “Transpose” tem funcionalidades especificas insubstituíveis.


 

Magnify Alpha


Virá para adicionar maior variação nos alphas carregados nos brushes, possibilitando assim ainda mais tipos de detalhes nos modelos.


Essa função, irá expandir os alphas a partir do centro de acordo com a pressão da mesa digitalizadora, criando outros tipos de efeitos em relação aos que temos hoje.


 


Vector Displacement


Para eu, se a nova versão viesse com apenas essa nova função, já valeria o update! Sem dúvida será responsável por uma mudança de workflow.


Isso abrirá uma gama de novas possibilidades de detalhamento dos modelos. Pois agora os detalhes aplicados a malha poderão ser muito mais complexos.


Nos alphas tradicionais podemos criar relevos deslocando a malha para frente e para trás da área aplicada, com os “vectors displacements” poderemos além disso, deslocar a malha para os lados também!


O que significa que teremos praticamente modelos 3D “dentro” dos brushes. Apesar de hoje já termos os “Insert Meshs”, eles são realmente malhas 3D aplicadas por cima de outra malha.


No caso dos “vectors displacements”, aplicaremos apenas o formato 3D na malha que estamos trabalhando, o que muda completamente o workflow, caso não queira/possa modificar a “basemesh”, com retopologia, por exemplo.


 

3D Alphas


Em conjunto com a nova funcionalidade dos “vectors displacements” os alphas tradicionais poderão ser convertidos em modelos 3D e manipulados em tempo real!


Isso possibilitará que apenas um alpha tenha inúmeras formas. Acrescentando assim, ainda mais opções de detalhes.


Foi realmente impressionante ver um simples alpha tradicional 2D rotacionando em 3D na tela e virando outra forma!


 

Lazy Mouse Updates


Apesar de ter sido um grande acréscimo ao “ZBrush”, dando muito mais precisão as pinceladas, quem nunca sofreu tentando dar continuidade aos traços com o “Lazy Mouse”?


Com os novos recursos nossos problemas acabarão. Pois ele conseguirá manter perfeitamente a continuidade a partir do último traço!


Além disso, ainda poderemos fazer traços com a mesma profundidade e também definir ângulos precisos com a função “Snap” pressionando a tecla “Shift”.


 

Real – Time Boolean


Esse é outro recurso que por si só já valeria o update! Para modelagem “Hard Surface” teremos operações booleanas em tempo real!


Isso facilitará e aumentará drasticamente as possibilidades de modelagem de objetos de superfície rígidas.


As malhas originais com “Subtools” fazendo as funções booleanas poderão ser convertidas em malhas finais, com apenas um clique e em poucos segundos! Isso também mudará workflows…


 

Multiple Languages Support


Apesar de não ter suporte ao Português Brasileiro, é interessante ver o esforço da “Pixologic” em expandir a utilização do “ZBrush”, adicionando mais cinco idiomas, além do Inglês.


Serão adicionados: Japonês, Alemão, Espanhol, Chinês, (simplificado) e Francês.


 

Quando o “ZBrush 4R8” será lançado?


Ainda não foi anunciada uma data de lançamento, mas acredito que não demorará muito. Pois o “ZBrushCore”, (nova versão simplificada do ZBrush) foi anunciada para sair dia 14/10/2016.


Como eles voltaram atrás, anunciando o “ZBrush 4R8”, (sendo que no “ZBrush 4R7” eles tinham dito que seria a última antes do “ZBrush 5”). Justamente para quem tem a versão “full” não ficar de fora das novidades do “ZBrushCore”, como o “Gizmo” por exemplo. Não faria sentido demorar muito depois de anunciado. Até porque já estamos aguardando há algum tempo o tão sonhado “ZBrush 5”!


Edit: No dia 13 de Junho de 2017 foi realizada uma live especial de demonstração dos novos recursos, onde finalmente foi lançado o tão aguardado "ZBrush 4R8"!


P.s.: Para quem não tem experiência com desenho, eu fiz um “Minicurso de Modelagem de Personagem no ZBrush” onde ensino modelar um "marujinho" de forma bem simples e rápida, para acessar o mini curso é só clicar na imagem abaixo. 😉

Diego Poncell.

221 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Adjust Last

bottom of page