Detalhes de Alta Frequência no ZBrush
top of page
  • Foto do escritorPoncell

Detalhes de Alta Frequência no ZBrush



E aí, tudo tranquilo?


No vídeo acima, eu mostro o processo que uso para fazer os detalhes de alta frequência no ZBrush, que são aqueles bem pequenininhos no modelo.


Esse modelo é de um projeto pessoal,que irei criar uma ilustração 3D para o portfólio. Então resolvi compartilhar com vocês essa etapa que estou atualmente.


Primeiramente eu duplico a "Subtool" que irei aplicar os detalhes, para preservar o que foi feito até o momento e garantir que caso eu não goste do resultado, ainda tenho o modelo na etapa anterior.


Também serve para comparar as duas versões depois que terminar essa etapa atual. Assim dá para ver bem o progresso.


Em seguida eu faço os testes para ver se o nível de subdivisão está adequado para o tamanho dos detalhes. Caso esteja dando para ver os polígonos após aplicar os detalhes, eu aumento o nível de subdivisão.


Estando tudo certo, eu gravo o formato atual do modelo, em "Tool" > "Morph Target" > "StoreMT". Isso é muito útil, para poder usar o "Brush Morph", que permite apagar tudo o que foi feito depois de gravar a forma com "Store MT".


Isso garante um controle muito grande depois de aplicar os detalhes, podendo apagar áreas que receberam os detalhes acidentalmente, ou somente diminuir a intensidade em algumas partes.


Dessa forma fica muito mais tranquilo e rápido aplicar os detalhes sem medo de errar. Sempre vai dar para retocar e refinar depois.


Em seguida eu uso o meu "brush" personalizado para micro rugas que seguem o fluxo dos detalhes das etapas anteriores, para aplicar por todo o modelo. Ajustando o tamanho para ficar adequado em cada área.


Após a aplicação, eu uso o "Brush Morph", para dar o acabamento apagando detalhes em áreas que não precisa e também reduzindo a intensidade em algumas partes, para não ficar tudo igual, já que tem áreas que são mais lisas.


Por fim, uso o "Brush SmoothPeaks" que suaviza as rugas na parte de cima, tirando aquele aspecto quadrado, mas preserva a parte de baixo, mantendo os vincos. Dando uma aparência muito a mais orgânica e natural para os detalhes.


Assim finalizo a primeira mão e seleciono um outro "brush" personalizado, que faz micro rugas mais geral e repito todo o processo para aplicar esses detalhes por cima dos anteriores que tem uma direção mais definida.


Para cada mão de detalhes, eu gravo o formato atual lá em "Tool" > "Morph Target" > "StoreMT". Só deletar a gravação atual no botão "DelMT" e gravar em "StoreMT". Daí já começo aplicar os novos detalhes.


Terminado de fazer os novos detalhes, uso o "Brush Morph" novamente para dar o acabamento e uso o "Brush Smooth Peaks" para refinar e deixar mais natural.


Repito esse processo, para cada novo tipo de detalhes que for aplicar no modelo, como poros e vasos sanguíneos.


Esse é o método que uso para fazer os detalhes de alta frequência no ZBrush.


Caso tenha interesse em aprender todo o fluxo de trabalho que uso para criar ilustrações 3D realistas, começando desde uma esfera no ZBrush, até a imagem final no Blender, para já mandar direto para o portfólio, eu ensino tudo isso no meu curso: "Workflow - ZBrush - Blender - Cycles".


O curso é vitalício, depois de adquirido o acesso é para sempre. Tem garantia incondicional de 30 dias e suporte eterno, (enquanto eu estiver vivo rs) diretamente comigo.


Bom, então é isso aí, espero que seja útil e até a próxima...

Abração.


Diego Poncell

358 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Stager

bottom of page