• Poncell

Knife Brushes



Olá, tudo bem?


No vídeo acima, mostro o funcionamento de mais um dos novos recursos do "ZBrush 2021.7". O "Knife Brushes".


Com eles, agora finalmente nós podemos fazer cortes com preenchimentos precisos nos modelos! Acompanhando o perfil do corte.


Inclusive com simetria, diferentemente dos "Trim Brushes", que nem preenche o espaço vazio corretamente nem funciona com simetria.


Eles criam um novo "Polygroup", "Quad Poly", (polígonos com quatro lados) para o preenchimento. Criando alguns triângulos somente na ligação da nova malha com a borda da original.



Usando os "Knife Brushes"


Segure "Ctrl+Shift" e selecione na paleta "Brush", qual dos dois quer usar. Caso queira, pode ligar a simetria. Segure o "Ctrl+Shift" e comece a desenhar sobre o modelo. Termine de desenhar o traço e tá feito o corte.


Se a "SubTool" tiver pedaços separados de geometria, somente aqueles tocados pelo "Knife Brush" serão afetados. O que nos dá maior controle.


Segurando "Ctrl + Shift + Espaço" antes de arrastar para criar a curva, abre o menu "Clip Brush Modifiers", onde podemos escolher a opção "BRadius", que fará com que o corte seja feito dos dois lados da curva, com espessura definida pelo "Draw Size".


Segurando "Ctrl + Shift + Alt" invertemos o corte, criando um espaço vazio, que divide o modelo em geometrias separadas. Fazendo isso com o "Draw Size" bem pequeno, o resultado é como se estivéssemos realmente cortando o modelo com uma faca! Muito legal isso!


Bom, esse foi o último dos novos recursos do "ZBrush 2021.7" que dedico uma publicação específica para ele. Espero que tenha gostado dessa abordagem sobre os principais novos recursos e que tenha sido útil para você.


Agora voltaremos com nossa programação normal, falando de outros assuntos também. Se quiser sugerir algo que gostaria de ver, é só deixar nos comentários aí abaixo, beleza?


Aproveitando a oportunidade, quero deixar um recado importante.

Daqui menos de uma semana, no dia 11, próxima segunda, o meu curso de ilustração 3D, estará disponível para aquisição.


Onde ensino passo a passo, um fluxo de trabalho eficiente entre o "ZBrush", "Blender" e "Cycles", para criar ilustrações 3D realistas, desde uma esfera até a imagem final para o portfólio.


Com todas as aulas liberadas e com acesso e suporte vitalícios!

Mas o prazo para adquirir o curso é só até o dia 17. Se quiser saber mais, é só clicar no link: Workflow: ZBrush - Blender - Cycles


Até a próxima...

Diego Poncell

198 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Stager