3 Dicas para Acelerar o Sculptris Pro no ZBrush
top of page
  • Foto do escritorPoncell

3 Dicas para Acelerar o Sculptris Pro no ZBrush



Olá, tudo bem?


O "Sculptris Pro" é um recurso fantástico que foi adicionado ao "ZBrush" há alguns anos. Com ele, nós podemos esculpir sem nos preocuparmos com a parte técnica.


Porém, é muito comum depois de pouco tempo esculpindo, percebemos uma certa lentidão no traço. Isso porque ele cria muitos polígonos a cada nova pincelada. Mas, a seguir irei mostrar três maneiras simples de solucionar isso.



1 - Diminuir a quantidade de polígonos criados

Nós podemos diminuir a quantidade de polígonos criados em cada traço, indo em "Stroke" > "Sculptris Pro" e aumentando o valor do atributo "Subdivide Size". Colocar 2 ou 3 já dá uma melhorada boa!



Isso faz com que os polígonos criados sejam maiores, consequentemente diminuindo a densidade e deixando mais rápido.


2 - Esconder partes do modelo


A partir do "ZBrush 2021.5", em diante, o "Sculptris Pro" funciona em modelos com partes escondidas. O que deixa muito mais leve.


Para deixar visível somente a parte que iremos esculpir no momento, basta segurar "Ctrl + Shift", clicar e arrastar para a área desejada.


Podemos repetir isso na parte que ficou visível para deixa-la ainda menor, ou segurar "Ctrl + Shift + Alt", clicar e arrastar para esconder alguma área.



Para voltar as partes escondidas, e só segurar "Ctrl + Shift" e clicar na tela fora do modelo.



3 - Diminuir a densidade poligonal geral do modelo


Depois de algum tempo de trabalho, (ou diversão) é comum o modelo ficar com uma densidade poligonal alta. Porém como o "Sculptris Pro" é mais usado nas etapas iniciais da modelagem, não precisamos de tantos polígonos.


Nesse caso, podemos reduzir a quantidade poligonal geral e continuar trabalhando com o modelo mais leve. Vou mostrar duas maneiras rápidas de fazer isso.


Decimation Master


Geralmente usamos o "Decimation Master" nas etapas finais da escultura, antes da retopologia. Mas ele pode ser usado em outras situações também, como nesse caso.


Ele possui "Presets" que facilitam muito as coisas, bastando ir na paleta "ZPlugin" > "Decimation Master" > "Presets" e clicar no botão com o valor que queremos que o modelo passe a ter. Aí é só esperar um pouquinho e tá lá.



Caso o modelo perca muito da sua forma, não tem problema, é só dar o

"Ctrl + Z" e escolher um "Preset" com valor mais alto.



Decimate


Uma maneira ainda mais rápida, é o recurso "Tessimate" lá em "Tool". Mas apesar do nome, nós só precisamos deixar o atributo "Decimate" ativado. Depois só diminuir o valor na barra deslizante, para ver a redução na hora!



Se reduzir demais, não precisa dar "Ctrl + Z" é só voltar a barra deslizante para um valor mais alto!



Bom, espero que com essas dicas você consiga usar o "Sculptris Pro" sem nenhum tipo de problema. Principalmente se você é ou será meu aluno ou aluna no curso "Workflow - ZBrush - Blender - Cycles", que utiliza bastante o "Sculptris Pro" nas etapas iniciais do projeto.


Falando nisso, o curso já está disponível! Com ele você aprenderá, passo a passo, um fluxo de trabalho eficiente entre o "ZBrush", "Blender" e "Cycles", para criar ilustrações 3D realistas, desde uma esfera até a imagem final para o portfólio.


Após adquirir o curso, todas as aulas já estarão liberadas, com acesso e suporte vitalícios!


Mas, o prazo para aquisição é só até o dia 17. Se quiser saber mais, é só acessar a página do curso: Poncell | Workflow - ZBrush - Blender - Cycles (diegoponcell.com).


Até a próxima...

Diego Poncell

614 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page