top of page
  • Foto do escritorPoncell

Dicas Essenciais de ZBrush para Elevar Sua Produtividade



Com o ZBrush, temos a capacidade de criar qualquer coisa que possamos imaginar, mas às vezes pode ser desafiador. Por isso, quero começar os trabalhos de 2023 compartilhando algumas dicas para tornar sua jornada com o ZBrush mais fácil e produtiva.


Ao abrir o ZBrush, a primeira coisa que vemos além da interface é o navegador interno de arquivos, o "LightBox". Para fechá-lo rapidamente, em vez de clicar no botão lá em cima, podemos usar o atalho "," (vírgula).


Ao clicar na tela, começamos a pintar no modo "2.5D" usando o "brush" padrão, o "SimpleBrush". Às vezes, isso acontece sem querer. Para apagar, é só usar o atalho "CTRL + N".


Geralmente, quando queremos selecionar um objeto 3D para começar a esculpir, vamos em “Tool” na barra lateral direita e clicamos em "SimpleBrush". Mas também podemos fazer isso apertando "F1".


Após selecionar o objeto 3D, clique e arraste no "canvas" para desenhá-lo. Em seguida, entre no modo de edição para esculpi-lo. Caso contrário, cada vez que clicar e arrastar na tela resultará em cópias "2.5D". Para entrar no modo de edição, além do botão na parte superior, podemos usar a tecla "T".


Depois de entrar no modo de edição, para esculpir, precisamos transformar a primitiva em malha poligonal. Para isso, pressionamos o botão "Make PolyMesh3D" lá em "Tool". A menos que você tenha selecionado a "estrela", que já é um "PolyMesh3D", ou a "ZSphere", que funciona de maneira diferente.


Agora que o objeto está pronto para ser esculpido, exceto em casos específicos, normalmente começamos com simetria. Para ativar, basta pressionar a tecla "X".


Essa dica é para que possamos esculpir sem nos preocuparmos com a quantidade de polígonos. Usando o "DynaMesh" ("Tool" > "Geometry" > "DynaMesh"), sempre que faltarem polígonos em uma região, podemos atualizar a malha. Isso irá redistribuir uniformemente os polígonos. Para isso, segure "CTRL", clique no "canvas", arraste e solte.


Agora está tudo pronto para começar a criar no ZBrush, é só apertar a tecla "B" para experimentar os diversos “brushes” pré-configurados e explorar a criatividade.


Esta é uma dica bônus sobre um recurso que raramente usamos, mas que muitas vezes ativamos sem querer e cria uma cópia "2.5D" fixa na tela. Isso acontece ao pressionarmos "SHIFT + S". Para limpar a cópia, é só usar o "CTRL + N".


Se você curtiu essas dicas e quer dar o próximo passo, aprenda a transformar suas ideias em personagens orgânicos e mecânicos incríveis, através de videoaulas detalhadas no meu curso "ZBrush Biomech". Não perca mais tempo tentando descobrir sozinho como usar o ZBrush, clique no botão abaixo e saiba mais.


Até a próxima...

Diego Poncell

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page