Bevel Brushes - ZBrush 2021.7
top of page
  • Foto do escritorPoncell

Bevel Brushes



E aí pessoal, tudo beleza?

No vídeo acima, mostro o funcionamento de um dos novos recursos do "ZBrush 2021.7". O "Bevel Brushes".


Com ele podemos esculpir modelos "hard surface" mais rápido do que nunca.

Antes, para conseguir o efeito de "bevel" nas quinas dos modelos, só era possível com modelagem poligonal, utizando o "ZModeler", por exemplo.


Agora podemos conseguir o mesmo efeito esculpindo diretamente no modelo com os dois novos "brushes", o "BevelArc", (BBA) e o "BevelFlat", (BBF).



Com o "BevelArc" podemos arredondar a quina dos modelos e com o "BevelFlat", podemos planificar.


Para usar é bem simples, primeiro clicamos, (e seguramos) para marcar o início, arrastamos até um ponto para marcar o fim e voltamos para criar o efeito.


Ainda segurando o clique podemos arrastar para os lados para estender o efeito. No caso do "BevelArc", ainda podemos fazer movimentos de "vai e vem" para deixar a curva mais suave.


Uma dica importante é aumentar bem o "Draw Size" antes, para facilitar e agilizar a aplicação do efeito por toda a área desejada.


Também funciona com simetria, (inclusive radial) o que agiliza e garante que todos os lados tenham o efeito no mesmo tamanho.


De resto, é só testando para pegar o jeito de como ele funciona na prática e usar a criatividade para conseguir resultados diferentes.


Então é isso, vimos aí mais um dos novos e interessantes recursos do "ZBrush 2021.7". :)


Até a próxima...

Diego Poncell

269 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page