top of page
  • Foto do escritorPoncell

Bevel Brushes



E aí pessoal, tudo beleza?

No vídeo acima, mostro o funcionamento de um dos novos recursos do "ZBrush 2021.7". O "Bevel Brushes".


Com ele podemos esculpir modelos "hard surface" mais rápido do que nunca.

Antes, para conseguir o efeito de "bevel" nas quinas dos modelos, só era possível com modelagem poligonal, utizando o "ZModeler", por exemplo.


Agora podemos conseguir o mesmo efeito esculpindo diretamente no modelo com os dois novos "brushes", o "BevelArc", (BBA) e o "BevelFlat", (BBF).



Com o "BevelArc" podemos arredondar a quina dos modelos e com o "BevelFlat", podemos planificar.


Para usar é bem simples, primeiro clicamos, (e seguramos) para marcar o início, arrastamos até um ponto para marcar o fim e voltamos para criar o efeito.


Ainda segurando o clique podemos arrastar para os lados para estender o efeito. No caso do "BevelArc", ainda podemos fazer movimentos de "vai e vem" para deixar a curva mais suave.


Uma dica importante é aumentar bem o "Draw Size" antes, para facilitar e agilizar a aplicação do efeito por toda a área desejada.


Também funciona com simetria, (inclusive radial) o que agiliza e garante que todos os lados tenham o efeito no mesmo tamanho.


De resto, é só testando para pegar o jeito de como ele funciona na prática e usar a criatividade para conseguir resultados diferentes.


Então é isso, vimos aí mais um dos novos e interessantes recursos do "ZBrush 2021.7". :)


Até a próxima...

Diego Poncell

269 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Anderson Felix Soares
Anderson Felix Soares
Sep 21, 2021

Incrível! Obrigado pela publicação.

Like
Poncell
Poncell
Sep 21, 2021
Replying to

Eu que agradeço pelo feedback, Anderson! Fico feliz que tenha gostado. :)

Like
bottom of page