Stroke Interpolate - ZBrush 2021.7
top of page
  • Foto do escritorPoncell

Stroke Interpolate



E aí pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim.


No vídeo acima, mostro o funcionamento de um dos novos recursos do "ZBrush 2021.7". O "Stroke Interpolate".


Ele serve para criar padrões nos traços, fazendo uma transição gradual entre os dois últimos traços aplicados ao modelo.


Com ele podemos criar padrões quase que instantaneamente, com um número de traços intermediários que pode ser definido previamente.



Para isso, é só ir na paleta "Stroke", em "Strokes Count" definir o número de traços intermediários, (o padrão é 10) apertar o botão "Interpolate", (CTRL + SHIFT + 1" e ser feliz.


O botão "Interpolate" possui um pequeno círculo no canto superior direito, ele serve para informar ao "ZBrush" a distância que iremos querer entre os traços.


Com o círculo fechado a distância entre os traços será uniforme. Com ele aberto a distância será relativa ao tamanho dos traços intermediários.



Esse modo relativo, (círculo aberto) é excelente para caso estivermos fazendo um padrão de escamas ou detalhes do tipo, especialmente com o "Insert Mesh" ou "VDM", (Vector Displacement Mesh). Mais sobre "VDM" AQUI.


Funciona com várias técnicas de modelagem, como "Subdivide Mesh", "Sculptris Pro" e "Dynamesh".


Há! Um detalhe muito importante, não mova a visualização da câmera ao criar o primeiro traço, o segundo e apertar "Interpolate", se não, não irá funcionar.


Então é isso aí, espero que te ajude a sair do padrão ao criar padrões. Perdão, não resisti! Acho que já tô tiozão. hehe


Até a próxima...

Diego Poncell

292 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page