Texturizar de Forma Rápida e Eficaz no ZBrush
top of page
  • Foto do escritorPoncell

Texturização com Polypaint


E aí pessoal, tudo bem com vocês?

Nesta aula, mostro técnicas de como texturizar um polvo de forma rápida e eficaz no “ZBrush”.


Assim como na modelagem, existem vários métodos e workflows de texturização no “ZB”. Por um lado isso é muito positivo, por nos dar liberdade criativa. Mas, por outro lado, pode causar uma certa confusão e dificultar todo o processo.


Pensando nisso, criei essa vídeo aula para mostrar algumas técnicas e ferramentas poderosas, que agilizam o processo de texturização no ZBrush e garante um ótimo resultado.


Utilizando o famoso “Polypaint”, podemos pintar sem nos preocupar com aspectos técnicos, como mapeamento UV e mapas aplicados a malha. Porém temos que ter em mente que o “Polypaint” pinta diretamente na malha, portanto ela precisa ter uma quantidade bem alta de polígonos, quanto mais polígonos, maior “resolução da textura”.


Além disso, outro fator importante é a distribuição de polígonos na malha. Pois se ela tiver áreas com muita concentração de polígonos e outras com pouca, isso será perceptível nos detalhes da textura. Então, basicamente precisamos ter uma malha com boa distribuição e grande quantidade poligonal, para tirarmos o máximo proveito da liberdade do “Polypaint”.


Certo, temos uma malha com bastante polígonos, bem distribuídos, ativamos o ‘Polypaint”, mas e agora?


O mais comum e intuitivo a princípio é usarmos vários brushes para texturizar. Ou até mesmo projetar texturas já existentes em cima da malha. Mas além disso, existem várias outras técnicas que automatizam o processo de texturização a partir do zero para cada modelo e garantem agilidade e coerência das formas com as cores.


Assista a vídeo aula acima e descubra como utilizar essas poderosas técnicas para colorir os seus modelos no “ZBrush”.


Arquivo do projeto da modelagem do polvo: https://www.dropbox.com/s/j0xt3ar3ad4…

Diego Poncell

226 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page